Releases

BibliASPA participa do VII Fórum Social Mundial das Migrações

 ONG que atende refugiados e estimula a reflexão, por meio da pesquisa e ações culturais, sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos promove diversas atividades em evento que acontece de 7 a 10 de julho

fsmm

Foto: Acervo BibliASPA

É realizada, na cidade de São Paulo, a sétima edição do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM 2016), que teve início ontem, 7 de julho, e se estenderá até 10 de julho (domingo), na Universidade Zumbi dos Palmares. A BibliASPA – ONG que atende refugiados e impulsiona, por meio da pesquisa e ações culturais, a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos – está participando do evento, com estandes e atividades culturais, que contam com a presença principal dos refugiados assistidos pela entidade.

A fim de contribuir com a discussão sobre as questões migratórias no mundo, a BibliASPA colabora com o encontro internacional por meio de um estande institucional e um gastronômico; espaço de artesanatos e livros; exposição fotográfica “Idas e Vindas: refúgios, migrações e deslocamentos forçados”, organizada pela própria entidade; e mostra de cinema, que inclui produções da ONG, durante todos os dias de evento.

Neste sábado, 9 de julho, às 11 e às 16 horas, a ONG promoverá debates vinculados ao grupo de pesquisa da entidade, com os participantes do fórum. E às 18h30 haverá apresentação do Grupo BibliASPA Musical. Ontem, 7 de julho, também ocorreu recital de poesia, durante a conferência de abertura, com professores refugiados que lecionam na instituição.

O evento, que é organizado por movimentos sociais, organizações não governamentais, sociedade civil, ativistas, acadêmicos, pastorais sociais e outros grupos, ocorre, pela primeira vez após sua criação em Porto Alegre (RS), no Brasil. O fórum já foi realizado nos continentes africano, americano, asiático e europeu, em países que têm relação com a questão da migração. O objetivo é promover o compartilhamento e troca de experiências, estudos, denúncias e propostas sobre as migrações no mundo, em um espaço plural e diversificado, não governamental nem partidário.

De acordo com o diretor da BibliASPA e professor na Universidade de São Paulo (USP), Paulo Farah, “a reflexão em torno deste tema é fundamental nos dias atuais, pois acreditamos na cultura de paz, na não-violência, na harmonia entre os povos e nos refugiados como irmãos nesta caminhada”, afirma. O propósito da participação da ONG no evento é apresentar o trabalho que a BibliASPA desenvolve em prol de refugiados e imigrantes, com o atendimento de cerca de 250 refugiados por semana, e mostrar a importância de um centro de pesquisa que se dedique ao tema. “Nesse sentido, nossa intenção, no fórum, é refletir sobre a questão dos imigrantes e refugiados, e pensar em formas de promover mais integração e menos violações de direitos humanos contra essas pessoas”, acrescentou Farah.

Serviço

VII Fórum Social Mundial das Migrações

Data: 7 a 10 de julho

Horário: a partir da 8h30

Local: Universidade Zumbi dos Palmares

Endereço: Av. Santos Dumont, 843 – Armênia, São Paulo (SP)

Informações: http://fsmm2016.org/

Informações à Imprensa

Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
http://www.bibliaspa.org

 

 


Estão abertas as inscrições para cursos intensivos de línguas e culturas estrangeiras  com professores refugiados

Aulas de idiomas árabe, francês, inglês e espanhol, com intervenção do ensino de culturas africana, árabe, haitiana ou sul-americana, acontecerão durante todo o mês de julho, na sede da BibliASPA

IMG_3304

Foto: acervo BibliASPA

 De 2 a 30 de julho, a BibliASPA – centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, e atende a diversos refugiados – promoverá sete cursos intensivos de idiomas e culturas estrangeiras ao longo das férias. Serão formadas 14 turmas, com opções entre nível básico ou intermediário, e escolha entre aulas de língua francesa e cultura africana, ministradas por um professor senegalês; língua francesa e cultura árabe, por um professor marroquino; língua francesa e cultura haitiana, com um professor haitiano; língua inglesa e cultura africana, com um professor camaronês; língua inglesa e cultura árabe, com um professor sírio; língua e cultura árabe, por professores palestinos e sírios; ou língua espanhola e cultura sul-americana, com uma professora chilena.

Todos os docentes que darão os cursos possuem formações acadêmicas e passaram por um rigoroso processo seletivo e treinamentos na BibliASPA antes de serem escolhidos para lecionar. As aulas serão interativas e incluirão práticas de culinária típica de cada região, noções de literatura e música e palestras de arqueologia com especialistas. Por serem refugiados, os professores possuem profundas vivências das culturas de seus países e poderão, com propriedade, transmiti-las aos participantes.

Há duas opções de horários: às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas; e aos sábados, das 14 às 18 horas, com intervalo de 15 minutos. Para saber sobre preços, fazer inscrições e outras informações adicionais, basta acessar o link: https://bibliaspa.org/2016/06/07/estao-abertas-as-inscricoes-para-os-cursos-intensivos-de-idiomas-e-culturas-ministrados-por-refugiados/.

No preço da inscrição está incluso o material didático, que engloba textos, áudios e vídeos, elaborado pela BibliASPA e utilizado em edições anteriores dos cursos realizados pela entidade.

Serviço

Cursos intensivos de férias com professores refugiados

Data: 2 a 30 de julho

Horários: às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas; e aos sábados, das 14 às 18 horas, com intervalo de 15 minutos

Local: BibliASPA

Endereço: Rua Baronesa de Itu, nº 639, Santa Cecília – São Paulo (SP)

Informações: www.bibliaspa.org

Informações à Imprensa

Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
http://www.bibliaspa.org


BibliASPA representará o Iraque na 21ª Festa do Imigrante

Centro de pesquisa e cultura, que atende a diversos refugiados e impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, contará com dois estandes no evento, realizado nos dias 5, 11 e 12 de junho

DSC_0014 (2)

Pela sexta vez consecutiva, a BibliASPA – centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, e atende a  refugiados – participará da 21ª Festa do Imigrante, onde representará o Iraque, país rico em diversidade cultural e muito conhecido por ser um dos berços da civilização, detentor de uma vastidão de monumentos arqueológicos e de fundamentais invenções da humanidade. O evento acontecerá nos dias 5, 11 e 12 de junho, no Museu do Imigrante, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP).

Na ocasião, com o intuito de levar a cultura do Iraque para mais perto dos visitantes do evento, a BibliASPA contará com um estande no setor de artesanatos e uma tenda no espaço da gastronomia, ambos com a presença de imigrantes e refugiados iraquianos.Os estandes serão tematizados com tapetes e almofadas originais do Iraque, além de outros adereços da cultura árabe.

Um dos destaques na tenda da gastronomia será o café servido com a especiaria cardamomo, armazenado em uma bela máquina de café típica do Oriente Médio. Além disso, serão comercializados diversos doces e salgados árabes. Abaixo, é possível conferir o cardápio completo, com as descrições dos alimentos que serão oferecidos na tenda do Iraque.

DSC_0010

No estande de artesanato, será possível conferir reproduções de quadros de caligrafia árabe em pôsteres, capas de almofada, lenços, chaveiros, cadernos, lápis e canetas, livros da BibliASPA (verhttp://edicoesbibliaspa.wordpress.com/), marcadores de livro e 10 modelos de camisetas com estampas distintas. Quem realizar compras acima de R$48 ganhará o seu nome escrito com caligrafia árabe, grafado em um papel especial, que poderá ser enquadrado posteriormente. Além disso, todos os que adquirirem qualquer produto participarão de um sorteio para concorrer a um livro de poesia árabe e uma camiseta.

A Festa do Imigrante, por meio da gastronomia, arte, música e dança típicas de diversas nacionalidades, tem papel fundamental no resgate da história dos milhares de imigrantes que chegaram ao Brasil há mais de cem anos e que continuam povoando o Brasil.

❖ Cardápio 

Salgados:

Esfiha aberta (carne, queijo, verdura ou zaatar)

Esfiha fechada (carne, queijo, verdura ou zaatar)

Kibe                                                                                                              

 Churrasco árabe:

Shawarma (churrasco árabe com molho especial)

 Pratos Vegetarianos – Saladas, pastas e entradas:

Mix de Mutabbal (berinjela)

Muhammara (nozes e pimentão)

Hommus (grão de bico)

Labne (coalhada seca)

Tabule (salada de trigo integral, salsinha, tomate e temperos)

Fatuche (salada de alface, tomate, pepino, rabanete, cebola, temperos e crouton)

 Doces:

Doces árabes sortidos

Raha (goma árabe) simples

Raha (goma árabe) com nozes ou amêndoa

Mix de frutas secas (damasco, tâmara, figo e passas)

Tâmara

Mulabbas (amêndoas confeitadas)

 Bebidas:

Sucos

Água

Refrigerante

Café árabe especial com cardamomo

Chás Diversos

Serviço:

21ª Festa do Imigrante

Data: 5, 11 e 12 de junho

Horário: das 10 às 17 horas

Local: Museu do Imigrante

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP)

Entrada: R$6

Tenda do Iraque (gastronomia): Nº 38

 

Informações: http://museudaimigracao.org.br/festa-do-imigrante/

Informações à Imprensa

Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
http://www.bibliaspa.org

teatro, bibliotecas especializadas e

saraus, entre outras ações.

Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)

Informações à Imprensa

Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org

http://www.bibliaspa.org


BibliASPA promove atrações na Virada Cultural 2016

BibliASPA realizará, na sede da entidade, quatro exposições, que estimulam a reflexão sobre a cultura e língua árabes, e mostra de cinema árabe, com a exibição de dois filmes

bibliaspa virada

No final de semana de 20 a 22 de maio, a cidade de São Paulo será palco da Virada Cultural, evento que reúne variadas atrações culturais distribuídas pelos bairros e centro da capital paulista. Dentro da programação, a BibliASPA – centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre povos árabes, africanos e sul-americanos e atende a diversos refugiados – promoverá, no dia 21 de maio (sábado), em sua sede, atrações especiais, a fim de propagar a cultura e língua árabes entre os paulistanos e turistas.

A sede da ONG está localizada na Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília. No local, haverá quatro exposições, das 10 às 22 horas: “Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul”, com a apresentação de fotografias e documentos do acervo BibliASPA; “Caligrafia Árabe”, uma exibição de quadros e objetos artísticos que envolvem a escrita árabe; “O cotidiano dos países árabes em aquarelas”, com quadros de autoria do artista Nilton Bueno, que, em suas aquarelas, baseou-se nas fotografias tiradas pelo professor e diretor da BibliASPA, Dr. Paulo Daniel Farah; e “Um Olhar sobre o Egito, Palestina e Jordânia”, com a exposição de fotografias de Gabriela Lian, que retratam diversos elementos da cultura árabe.

A mostra de cinema acontecerá a partir das 18 horas, com a apresentação do filme “O Segredo do Palácio”, uma produção da Tunísia. Às 20 horas, todos poderão conferir “E agora aonde vamos?”, película produzida no Líbano. No intervalo entre as duas exibições, haverá roda de discussão com a plateia, mediada por um dos pesquisadores da BibliASPA.

Todas essas atividades são gratuitas e abertas a todo o público.

Serviço

BibliASPA na Virada Cultural

Data: 21 de maio

Horário: das 10 às 22 horas

Local: Sede da BibliASPA

Endereço: Rua Baronesa de Itu, 639, Santa Cecília – São Paulo (SP)

Atrações:

Exposições

Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul

Caligrafia Árabe

O cotidiano dos países árabes em aquarelas

Um Olhar sobre o Egito, Palestina e Jordânia

 

Mostra de Cinema

Os Segredos do Palácio

E agora aonde vamos?

 

Informações: 99609-3188, bibliaspa@gmail.com, adm@bibliaspa.org,

 

Sobre a BibliASPA

A BibliASPA é um centro de pesquisa e cultura criado com o objetivo de promover a reflexão crítica por meio da pesquisa, produção e difusão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos. Para isso, congrega pesquisadores e acadêmicos de mais de 40 países e desenvolve cursos de língua, cultura, literatura, história, arqueologia, caligrafia etc., exposições, festival de arte, publicação de livros, pesquisas, consultoria para projetos especiais, mostras de cinema e teatro, bibliotecas especializadas e saraus, entre outras ações.

Informações à Imprensa

Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)

Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org