Presenças Africanas

Nos últimos anos, vem ocorrendo um estreitamento dos contatos entre acadêmicos e representantes das sociedades civis dos países africanos e sul-americanos. A América do Sul e a África (assim como os países árabes) criaram um espaço próprio de cooperação e de solidariedade que promove mais conhecimento mútuo, visibilidade e inserção global; desafios comuns beneficiam-se da cooperação Sul-Sul.

A BibliASPA participa de projetos que fortalecem a identidade africana e a diversidade cultural. Promovemos palestras, seminários, cursos e oficinas de literatura africana, história da África, entre outros, além de destacar autores, músicos, cineastas e outros artistas da África.

 

PROJETO PRESENÇAS AFRICANAS

Entre as manifestações que demonstram a vivacidade dessas presenças, há saraus, cursos, encontros, festivais, feiras, contação de histórias africanas e outras ações culturais e educativas.

A BibliASPA congrega, desde 2003, uma rede de pesquisadores, estudantes e professores que refletem sobre as presenças africanas na América do Sul.

Entre os temas de interesse, destacam-se: escravidão e resistência; malês; representações e estereótipos; falares africanos no português; oralidade e escrita; literaturas comparadas: africanas e brasileira; personagens africanos na literatura brasileira; pensadores africanos; religiosidades; identidades; influência da música africana na música brasileira, entre outros.

 

fOTO CURSO CONTACAO

relatContosGrupo CursoContos

INTERCÂMBIO CONSTANTE

Mais de metade da população brasileira é de origem africana; em outros países da América do Sul, a presença de afro-descendentes também é expressiva.

Homens e mulheres foram trazidos para o Brasil e outros países à força, na condição de escravos. Infelizmente, ainda perdura uma situação desigual na América do Sul quando se fala em educação, emprego, situação econômica etc.

As línguas, literaturas, artes e histórias da África e os intercâmbios com a América do Sul e os países árabes são objetos de pesquisa fundamentais para nosso centro de pesquisa e cultura.

Colabore com essa reflexão por meio de textos e outros materiais.

 

Quer apresentar uma proposta de ação? Envie por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s