Título: A Formação do Leitor Literário

Autora: Teresa Colomer

Editora: Global

Ano: 2003

 

Epígrafe

“Os livros infantis e juvenis têm sido objeto de atenção e polêmica desde seu nascimento como fenômeno cultural no século XVIII. No entanto, a existência de uma reflexão crítica de certo valor corre paralela ao desenvolvimento editorial produzido no períoco de entreguerras deste século e à aparição de instâncias dedicadas ao incentivo à leitura”(p. 23)

 

Sobre a obra

A Formação do leitor literário é a descrição de pesquisa realizada na Espanha e contém um manancial de informações históricas sobre o desenvolvimento do gênero em todo o mundo. Ao trabalhar com rigor e precisão, Teresa Colomer produziu uma obra que certamente se tornará clássica sobre o tema. E, mais importante para o leitor brasileiro, oferece também instrumentos preciosos para análise e compreensão da nossa produção editorial destinada à infância e juventude. (Laura Sandroni)

 

Sobre a autora

É professora de Didática da Língua e da Literatura na Universidade Autônoma de Barcelona. Em 1990, recebeu o Prêmio de Pedagogia Rosa Sensat pela obra escrita em parceria com Anna Camps, Ensinar a Ler, Ensinar a Compreender. Coordenou e publicou diversos títulos sobre o ensino de leitura e literatura. Criadora e coordenadora do primeiro curso de pós-graduação na área de Bibliotecas Escolares na Espanha. Colabora regularmente com revistas educativas e de literatura para crianças e jovens. Pela Global Editora tem publicadas as seguintes obras: A Formação do Leitor Literário: Narrativa Infantil e Juvenil Atual, traduzida por Laura Sandroni, e Andar Entre Livros – A Leitura Literária na Escola, também traduzida por Laura.

 

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.