downloadfile-1

A BibliASPA desenvolve um Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros. Atualmente, há sete turmas de português para refugiados (de diferentes nacionalidades, incluindo sírios, iraquianos, palestinos, sudaneses, nigerianos, marfinenses, congoleses, senegaleses, ganenses, haitianos, afegãos, bolivianos e outras). Estrangeiros de qualquer nacionalidade são muito bem-vindos!

Sabe-se que é crescente o número de refugiados em São Paulo e em outras cidades do Brasil e este configura um dos temas de maior relevância na contemporaneidade. A BibliASPA entende que exercer cultura de paz hoje em dia necessariamente significa envolver-se com a questão dos refugiados. E por isso está replicando o curso de português gratuito em cidades com demanda para tanto.

Em Curitiba, a experiência será realizada, em um primeiro momento, para falantes da língua árabe. A intenção é abrir o curso para estrangeiros que tenham o francês, inglês, espanhol e outros idiomas como língua nativa em uma etapa posterior, assim que reunirmos estrutura e equipe de professores adequada.

O Curso

Segunda língua latina mais falada no mundo, o português é idioma oficial no Brasil, em Portugal e em alguns países africanos, como Angola e Moçambique.

Além do idioma, os alunos entram em contato com culturas e costumes do Brasil, no entendimento de que a cultura é fundamental para o aprendizado da língua.

Neste curso realizado pela BibliASPA, o aluno aprende os diversos aspectos do idioma – expressão oral, compreensão auditiva, leitura e escrita – de forma prática e vinculada a situações reais do cotidiano, estimulando a comunicação e o exercício da cidadania.

Dessa forma, o estudante pode desenvolver habilidades comunicativas, adquirir  estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

O Curso utiliza material didático desenvolvido pela equipe de professores e pesquisadores de língua portuguesa para estrangeiros.

O Programa é composto por quatro módulos e inclui avaliações em cada etapa, com ênfase na capacidade de o refugiado lidar com o cotidiano.

O Curso procura oferecer aos refugiados alimentação e material para aprendizado (caderno, canetas, lápis, livros etc.). Neste momento, a BibliASPA procura apoio para essas ações e também para que possa oferecer transporte aos refugiados, muitos dos quais não possuem dinheiro para pegar o metrô ou o ônibus.

A BibliASPA procura encontrar uma forma de oferecer transporte aos refugiados, se possível por meio de um bilhete de estudante, uma vez que a língua portuguesa ajuda a promover significativamente a integração dos refugiados e lhes permite ter mais chances de obter um emprego, especialmente na atual situação de crise.

A relevância social deste projeto é expressiva na medida em que promove a integração e fornece meios para que eles possam assegurar seus direitos de acesso a serviços públicos, além de procurar capacitá-los para encontrar trabalho, moradia e o necessário para uma vida com dignidade e direitos básicos.

Formulário de inscrição

برنامج اللغة البرتغالية

Serviço

Dia: Sábados

Horário: a partir das 15 horas

Local: Rua Eduardo Sprada, 250 / Campo Comprido

Transporte gratuito: Ponto de encontro na praça Rui Barbosa

Contato / Informações: bibliaspacuritiba@gmail.com

(041) 3324-2456 | (041) 9921-9439