Os principais instrumentos utilizados na caligrafia árabe são: penas de junco, pincéis, tesoura, faca para cortar o cálamo, tinteiro, apontador e papel especial.

IMG_1392

Instrumentos utilizados na arte caligráfica árabe: facas, vários tipos de cálamo (penas de metal, de bambu, de madeira e de junco)

Cálamo

O cálamo, chamado de qalam al khat (caneta de caligrafia) é um instrumento importante para os calígrafos. Para preparar um bom cálamo, o calígrafo deve conhecer a qualidade do material (bambu ou junco), assim como ter habilidade para apontá-lo da maneira correta.

JeffDias_f8_Instrumentos_31 JeffDias_f8_Instrumentos_47

 

Tinta

Tradicionalmente, as tintas eram feitas de fuligem dissolvida em goma arábica e água. Eram colocadas em pequenos tinteiros com seda crua no fundo, para previnir que o cálamo pegue tinta em excesso e evitar bolhas na escrita.

JeffDias_f8_Instrumentos_28 JeffDias_f8_Instrumentos_30

Carvão e goma arábica   /   Tinteiro

Hoje, estão disponíveis variedades de tintas prontas, alguns calígrafos contemporâneos utilizam o nanquim, por ser a mais semelhante à tinta arábica.

 

Papel

O papel foi criado na China e quando chegou até os árabes, marcou decisivamente a arte da escrita. O papel passou a ser fabricado primeiramente em Bagdá (Iraque), depois chegou à Síria e ao Egito. Era feito de algodão, seda ou outras fibras e depois polido para facilitar a escrita.

IMG_1423

 

 

Outros Suportes 

Além do papel, os suportes da caligrafia árabe são diversos: madeira, pedra, metal, azulejos, cerâmica, vidro e tecido, entre outros. Esses materiais podem ser talhados, esculpidos, pintados, fundidos, moldados etc.

 

JeffDias_f8_Instrumentos_48

Ferramentas de entalhe 

 

020c- 1533 A

Jarra de cerâmica, 11 e 12 d.C. / 5 e 6 h.

 

023b- 21666 A

Inscrição em metal, 14 d.C. / 8h.

034- 168-169  A

Arco feito de azulejo de cerâmica com versículo do Alcorão, 16 d.C. / 10 h.

 

057e- 386-97 A

Barreira de madeira com inscrição, 11 d.C. / 5h.

 

Fonte: Livro “Caligrafia Árabe”, de Moafak Dib Helaihel. Edições BibliASPA.