A BibliASPA coleta depoimentos em vídeo ou áudio em sua Cabine da Memória.

A iniciativa visa registrar oralmente a Presença Árabe e Muçulmana na América do Sul. Por meio de uma metodologia da história oral, documentamos a trajetória da imigração árabe.

Relate suas histórias na Cabine da Memória da BibliASPA. E compartilhe documentos que revelem a trajetória da migração árabe e muçulmana na América do Sul.

 

Conheça mais sobre o Projeto “Presença Árabe e Muçulmana na América Sul”, que  organiza atividades vinculadas à memória social e individual.

“Fenômeno individual e psicológico, a memória liga-se também à vida social. Esta varia em função da presença ou ausência da escrita e é objeto de atenção do Estado, que para conservar os traços de qualquer acontecimento do passado, produz diversos tipos de documento/monumentos, faz escrever a história, acumular objetos. A apreensão da memória depende deste modo do ambiente social e político. Trata-se da aquisição de regras de retórica e também da posse de imagens e textos que falam do passado, em suma, de um certo modo de apropriação do tempo”

(LEGOFF, História e Memória, 2003: 419)

Islamic Designs