Notícias

Participação da BibliASPA no FSMM 2016 é marcada por êxito e parcerias

A BibliASPA participou da sétima edição do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM 2016), entre 7 e 10 de julho, em São Paulo.

A BibliASPA – ONG que atende refugiados e impulsiona, por meio da pesquisa e ações culturais, a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos – participou do evento, com estandes e atividades culturais, que contam com a presença principal dos refugiados assistidos pela entidade.

Fotos: Maike Bispo | Acervo BibliASPA

Os debates promovidos pela instituição contaram com a participação de público expressivo e interessado. Na ocasião, foram expostas as linhas de pesquisas desse centro que se destaca na produção de conhecimento. A fim de contribuir com a discussão sobre as questões migratórias no mundo, a BibliASPA colaborou com o encontro internacional por meio de um estande institucional e um gastronômico; espaço de artesanatos e livros; exposição fotográfica “Idas e Vindas: refúgios, migrações e deslocamentos forçados”, organizada pela própria entidade; e mostra de cinema, incluindo produções da ONG, durante todos os dias de evento.

Imagens: Exposição “Idas e Vindas: refúgios, migrações e deslocamentos forçados” | Acervo BibliASPA

No dia 7 de julho, ocorreu recital de poesia, durante a conferência de abertura, com professores refugiados que lecionam na instituição. No sábado, 9 de julho, foram promovidos debates vinculados ao grupo de pesquisa da entidade, com os participantes do fórum. Também houve apresentação do Grupo BibliASPA Musical. 

O evento, que é organizado por movimentos sociais, organizações não governamentais, sociedade civil, ativistas, acadêmicos, pastorais sociais e outros grupos, ocorreu, pela primeira vez após sua criação em Porto Alegre (RS), no Brasil. O fórum já foi realizado nos continentes africano, americano, asiático e europeu, em países que têm relação com a questão da migração. O objetivo é promover o compartilhamento e troca de experiências, estudos, denúncias e propostas sobre as migrações no mundo, em um espaço plural e diversificado, não governamental nem partidário.

Fotos: Maike Bispo | Acervo BibliASPA

De acordo com o diretor da BibliASPA e professor na Universidade de São Paulo (USP), Paulo Farah, “a reflexão em torno deste tema é fundamental nos dias atuais, pois acreditamos na cultura de paz, na não-violência, na harmonia entre os povos e nos refugiados como irmãos nesta caminhada”, afirma. O propósito da participação da ONG no evento é apresentar o trabalho que a BibliASPA desenvolve em prol de refugiados e imigrantes, com o atendimento de cerca de 250 refugiados por semana, e mostrar a importância de um centro de pesquisa que se dedique ao tema. “Nesse sentido, nossa intenção, no fórum, é refletir sobre a questão dos imigrantes e refugiados, e pensar em formas de promover mais integração e menos violações de direitos humanos contra essas pessoas”, acrescentou Farah.

Por Stefanie Rigamonti (jornalista voluntária da BibliASPA), em São Paulo.