Agenda/Notícias

Lakitas da BibliASPA

208838_1017364992362_2157_n

Oficina de música andina capacitará mulheres para a criação de uma apresentação a ser exibida durante o Bazar Intercultural em prol de refugiados da BibliASPA que ocorrerá nos dias 05 e 06 de dezembro, em SP.

A base musical que irá formar este grupo será com instrumentos de sopro (Lakas), também conhecidos como zampona. O grupo será composto por sopradoras que executarão esses instrumentos, em pares ou grupos, para construir entre eles uma só melodia. Para enriquecer a sua sonoridade, outros instrumentos de percussão poderão ser acrescidos tais como o bumbo, a caixa e prato de choque (Chimbal). As integrantes são denominadas de laka ou lakitas, um movimento que teve origem no Chile e que rompeu com mitos tradicionais de que a mulher não poderia tocar instrumentos de sopro.

unnamed

Na BibliASPA esta oficina, a ser conduzida por Mariela Loreto Pizarro Sippa, também esta sendo criada com o objetivo de produzir uma apresentação modesta a ser exibida durante o Bazar Intercultural em prol de refugiados da BibliASPA que acontecerá  nos dias 05 e 06 de dezembro, em SP. E prosseguir, se o grupo assim desejar.

◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦

SERVIÇO

O que: Oficina de música andina – Lakas – aberta a todas as mulheres

Quando: dias 07,  14,21 e 28 de novembro, das 12h10 às 14h50

Investimento: R$ 60,00

Inscrições: bibliaspa@gmail.com

Informações: (11) 99609 3188 (de terça a sábado das 10h às 19h).

Número de vagas: 20

◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦◊♦

Mariela Loreto Pizarro Sippa é graduada em educação geral básica na Universidad Viña del Mar, Chile. Iniciou seus estudos musicais na região de Antofagasta, Chile no Liceo Experimental Artístico, obtendo a especialidade em Flauta transversal no ano de 1996. Em 1999 ingressou no Instituto de Música da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, concluindo o Ciclo Básico em 2003. Desde 2002 participa de diferentes grupos musicais, tais como Wataflayer, Lakitas Matriasaya e Ensamble Trasatlántico de Folk Chileno, todas elas tendo como sua principal característica a produção musical com influência folclórica e tradicional latinoamericana. O que exigiu intensa dedicação em pesquisa de diferentes culturas, gerando um trabalho de recompilação de obras populares, assim como a transcrição para partitura e difusão da tradição e cosmovisão andina. Em 2012, sob sua regência e direção musical, o grupo Lakitas Matriasaya lançou seu primeiro álbum. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, trabalhando como professora de flauta transversal em diversas entidades educacionais, tanto privadas como públicas.